Criar um Site Grátis Fantástico
X CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ
X CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ

X CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Schlechter, 1910
Até o momento que enfrentou Capablanca, o único match que Lasker não pôde ganhar foi contra Schlechter, em Viena e Berlim no ano de 1910, que finalizou a +1-1=8, após o qual Schlechter se denominou Campeão de meio mundo.
Sobre este encontro, que foi dos mais emocionantes de todos os tempos, muito se escreveu, mas na maioria das vezes, sem suficiente conhecimento de causa, pois as condições do match eram de que o aspirante deveria vencer por dois pontos de vantagem para proclamar-se novo Campeão. Isto explica a dramática 10ª partida, onde Schlechter jogou para vencer, pois o empate não era suficiente. Mas Lasker, com seu característico sangue frio driblou os obstáculos e acabou vencendo. Talvez soem estranhas as condições do match, mas Lasker fez esta proposta a Capablanca, pouco depois deste encontro. Naturalmente a proposta não era justa, mas não podemos esquecer que naquela época, o Título era quase propriedade de quem o possuía e não existia órgão algum que emitisse normas, como mais tarde o fez a Federação Internacional. Lasker havia se impressionado terrivelmente com o fim de Steinitz (na miséria) e para evitar que lhe acontecesse o mesmo, sempre exigiu elevados honorários para sua participação em um torneio, match ou exibição. Levando isto em consideração podemos, imparcialmente, compreender a posição de Lasker.
O encontro com Schlechter foi emocionante, mas Lasker não teve muita sorte, pois a única partida que perdeu (a quinta) lhe era muito favorável, para não dizer completamente ganha.
Antes deste match, ambos haviam se enfrentado em 7 ocasiões, com 3 vitórias de Lasker, 1 derrota e 3 empates. Em todos os torneios, o Campeão Mundial havia superado seu rival na classificação final e depois somente se encontraram no Torneio de Berlim, 1918, vencido por Lasker, onde superou Schlechter em uma partida, empatando a outra. Logo não se pode negar que a superioridade de Lasker foi sempre visível.
Karl Schlechter (Viena, 1874 - Budapest, 1918), cujo apelido traduzido significava O Pior, era de origem judia e foi conhecido como o Rei dos Empates, pois do total de partidas que jogou em torneios e matches empatou uma elevada porcentagem.
Foi um homem extremamente amável e modesto. Diziam que evitava ganhar uma partida se o adversário ficasse ofendido. Isto não deixa de ser um exagero, mas em 1893, disputou em Viena um match com Marco, finalizando em 10 partidas empatadas.
A característica de seu jogo era a segurança e acreditava que o importante era não perder, pois com os empates também se somam pontos valiosos para a classificação em torneios. Muitos acreditavam que o jogo de Schlechter era inofensivo por excelência, mas, sem dúvida, isto está longe de ser verdade, já que recebeu prêmios de brilhantismo em várias ocasiões e produziu em outras partidas, combinações inesquecíveis.